terça-feira, 3 de abril de 2012

Categorias de análise da geografia


CONCEITO DE GEOGRAFIA E CATEGORIAS DE ANÁLISE
A Geografia e o Espaço Geográfico
A Geografia estuda os processos responsáveis pela formação das paisagens decorrentes da ação humana. A Geografia também observa as paisagens, as alterações que nelas são feitas pela ação humana, as diversas atividades (trabalho, lazer), as pessoas e o modo como se relacionam e constituem o espaço geográfico.
Espaço Geográfico
Engloba os elementos e os aspectos existentes nas paisagens e as diferentes ações que as pessoas produzem nas paisagens.
Essas ações, que envolvem as relações econômicas, sociais e políticas, são as diversas atividades que a sociedade realiza.
O que é paisagem?
“Tudo aquilo que nós vemos, o que a nossa visão alcança, é a paisagem [...]. Não apenas formada de volumes, mas também de cores, odores, movimentos, sons etc.” Milton Santos
Os tipos de paisagem:
Paisagem Natural: que ainda não sofreu interferência humana.
Paisagem Humanizada: transformada pela ação do homem.
Paisagens que não sofreram interferência humana: trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, regiões polares, altas montanhas e fundo dos oceanos.
A transformação das paisagens
As paisagens naturais podem ser modificadas para dar lugar, por exemplo, às plantações, às cidades, às rodovias ou para a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.
A transformação de uma paisagem natural pelos seres humanos pode provocar sérios danos ao meio ambiente. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios, construindo prédios e indústrias e etc.
O que é Lugar?
Espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida.
Lugar é onde as pessoas moram e realizam atividades cotidianas. É a primeira referência que cada um tem no mundo. Os lugares não estão isolados uns dos outros. Eles se relacionam, uma vez que as pessoas e as empresas de lugares também estabelecem relações. São, portanto, as pessoas que dão sentido ao lugar. Por isso é importante conhecer as relações entre elas e os diversos lugares.
O que é Território?
É uma porção do espaço definido por uma relação de poder.
Área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição.
Exemplos: o morro de uma favela dominado por um grupo de traficantes; uma savana dominada por um grande animal predador; a embaixada de um país no Brasil; um bloco econômico de países.
Território no sentido geopolítico:
Base física ou superfície terrestre onde um Estado-Nação (país) exerce sua soberania e são delimitados por fronteiras. É a condição essencial para o reconhecimento da existência de um país.
Compreende o território: as terras emersas, o espaço aéreo, o subsolo, os rios, os lagos e as águas territoriais.
Redes geográficas:
Define a rede como “um conjunto de nós interconectados e nó é o ponto no qual uma curva se entrecorta”. Os nós das redes podem ser representados por vários elementos do espaço como, por exemplo, centros urbanos, bolsas de valores, sistemas de televisão, etc. As redes são o meio através do qual se desenvolvem e se manifestam os diferentes tipos de fluxos, conforme o tipo de rede e de seus nós.
A rede urbana é uma forma simples de compreender a organização em redes. Neste caso, identifica-se uma hierarquia de cidades conforme seu porte e sua importância econômica, sendo seus nós compostos por: cidades globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais, centros regionais, subcentros regionais e cidades locais. Há uma interligação entre esses nós da rede urbana, entre os quais se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas, serviços, etc.
Escalas geográficas:
São compreendidas como níveis em que o espaço é “subdividido” para melhor ser compreendido e analisado. As diferentes escalas são interligadas, uma vez que todas são maneiras de compreender o espaço geográfico. O termo escala pode ser associado à escala cartográfica, mas deve ultrapassá-la, pois não envolve apenas análise numérica, quantitativa, mas também análise qualitativa dos fenômenos analisados.

3 comentários: